Como escolher o cooktop ideal para sua cozinha

Atualizado: 2 de ago.

O cooktop é um dos queridinhos da atualidade, devido à sua praticidade de instalação, além de ser diferenciado, moderno e criativo, que combina com os mais variados estilos de decoração, dando um toque de requinte ao ambiente.



Hoje em dia, existem vários modelos do eletrodoméstico – desde os mais tradicionais, até os gourmet. Por isso, a escolha do cooktop vai depender muito do gosto pessoal dos moradores e, é claro, do tipo de decoração da sua cozinha.


Aliás, se você já estiver com um projeto de móveis para cozinha, é importante levar em consideração o tamanho da bancada para instalação do cooktop, pois isso influencia muito na escolha do móvel.


Mas calma. Não precisa se desesperar e achar que vai ser impossível escolher o produto ideal.

O artigo de hoje vai trazer algumas dicas de como escolher o cooktop ideal para sua cozinha e ter um móvel funcional, bonito e muito chique. Então, acompanhe a leitura!


Verifique o tipo de acendimento


O primeiro passo para escolher o seu cooktop é saber quais são os tipos de acendimento do móvel. Em geral, eles são três: a gás, elétrico e por indução.


Cooktop a gás


Esse é o modelo mais tradicional de cooktop e, justamente por isso, é o que tem o preço mais acessível. Além disso, ele não tem restrições quanto ao uso de panelas.


Inclusive, se você mora em um condomínio com gás embutido, esse é o móvel mais indicado, afinal, além de pagar menos na compra do cooktop, você não vai gastar com a compra do botijão e irá economizar energia elétrica.


Por se assemelhar bastante com um fogão tradicional, a dica é investir na instalação de uma coifa, para evitar que a fumaça fique acumulada na sua cozinha. Aproveite que você vai economizar aí e já faça um projeto todo completo.


Cooktop por indução

Esse cooktop é indicado para quem quer investir em segurança, já que ele não tem os mesmos riscos de um acionamento a gás, por exemplo.

A indução é acionada por meio de um campo magnético que direciona o calor diretamente para o alimento. No entanto, esse tipo de cooktop só funciona em panelas com fundo magnético. Portanto, assegure que você terá essas peças.


Cooktop elétrico


Por fim, temos o cooktop elétrico. O seu funcionamento é bastante similar a um chuveiro, pois ele funciona com uma resistência que permite o aquecimento das bocas.


A grande vantagem deste móvel é que ele não necessita de grades, mantendo a superfície do cooktop plana, o que facilita a limpeza.


Porém, ele só funciona com uma panela com fundo de aço ou ferro.

Caso queira, você pode investir em uma grelha sob medida para ajudar na cocção das refeições.


Conheça os acabamentos do móvel


Além do acendimento, o cooktop também é encontrado em vários modelos de acabamento. Alguns deles são:

- Acabamento de vidro;

- Acabamento de vitrocerâmica

- Acabamento de inox;

- Acabamento de inox e vidro.


A dica aqui é encontrar um que mais combine com o estilo da sua cozinha e que também ofereça praticidade na hora da limpeza.


Por exemplo, se você vai fazer uma instalação em uma área gourmet, onde tem uma churrasqueira pré moldada com fogão, o ideal é optar pelo cooktop de inox, que é mais resistente e fácil de limpar.


Já no caso de cozinhas modernas, dentro de casa, a vitrocerâmica é uma opção muito mais vantajosa, pois além de ter uma aparência semelhante ao do vidro, ainda conta com a dispersão de grades e controles digitais.


Os modelos de vidro são recomendados para cooktops que atingem altas temperaturas, principalmente os que têm acendimento a gás.


Cooktop embutido na Pedra


Ainda é novidade, mas o cooktop por indução embutida na Bancada, já está fazendo bastante sucesso.

Mas atenção a algumas questões, o revestimento da bancada precisa suportar as temperaturas necessárias ao cozimento, então esse tipo de cooktop precisa ser bem planejado.


Conclusão


O cooktop é um móvel indicado para cozinhas planejadas, devido ao seu alto requinte e capacidade para caber em qualquer canto, diferentemente dos fogões convencionais.


Contudo, é importante saber como escolher o modelo ideal, ainda mais com a grande diversidade de produtos disponíveis no mercado.


O artigo trouxe algumas dicas para você fazer a escolha certa do seu cooktop, verificando o tipo de acendimento e as possibilidades de acabamento do móvel. Porém, tudo irá depender das necessidades dos moradores e do projeto da sua cozinha.


Por isso, sempre que possível, peça recomendação para o seu designer ou arquiteto, para não errar na hora de fazer o investimento.


IMAGENS: Pinterest











1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Pinterest
  • Whatsapp
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram