7 Dicas Infalíveis para uma Cozinha Prática e Acessível

Atualizado: 28 de jul.

Você sabia que a cozinha é a alma da casa? É o local onde passamos mais tempo preparando as refeições diárias e onde reunimos amigos e familiares para saborear nossas receitas.

E por ser um dos ambientes mais utilizados no dia a dia é imprescindível que você tenha os utensílios essenciais – aqueles que você mais usa enquanto prepara as refeições – em mãos.

Por isso, hoje vamos te dar 7 dicas de como deixar sua cozinha super prática e funcional para preparar diferentes receitas no dia a dia. Confira!


1. Móveis sob medida



Como é a sua rotina na cozinha? Você faz receitas mais elaboradas ou prefere rapidez? Esses fatores são importantes para determinar a quantidade de utensílios que você terá na cozinha e até mesmo a distribuição deles nos armários.

Inclusive, os armários feitos sob medida são os ideais para quem precisa ganhar espaço para guardar todos os utensílios e eletrodomésticos. Quanto mais espaço, melhor.

Além disso, os armários sob medida são feitos de acordo com sua rotina. Você consegue fazer diversas gavetas e armários para guardar os utensílios e manter a cozinha organizada.


2. Organizadores



Não tenha medo de investir em organizadores de diferentes tipos para usar na cozinha, especialmente os organizadores de gavetas e temperos, que ajudam a deixar sua cozinha bem mais organizada e prática. Cada coisa fica em seu devido lugar.


3. Iluminação de qualidade



A iluminação é essencial durante o preparo das refeições, pois ajuda a distinguir as cores dos temperos, auxilia no bem-estar e na hora de limpeza da cozinha.

Além das luzes principais, invista na iluminação pontual, como luzes de led nas prateleiras ou spots no balcão da cozinha – que são essenciais para ajudar na preparação dos pratos.


4. Lixeira embutida



Tenha sempre uma lixeira por perto para descartar os restos de alimento. Isso facilita muito o preparo das receitas e a higienização do espaço. Porém, lembre-se de retirar o lixo todos os dias, para evitar o mau cheiro e moscas.

Uma dica é fazer a lixeira embutida na bancada ou nos armários da cozinha. Mas, caso não queira, deixe uma lixeira pequena e prática de limpar perto da bancada.


5. Nichos e prateleiras estratégicos



Caso não tenha como investir nos móveis planejados, a solução é incluir nichos e prateleiras nas paredes.

Inclusive, essa é uma ótima forma de destacar o estilo industrial na cozinha. Instale as prateleiras em espaços estratégicos, onde você tem fácil acesso.

Ah, e se você for uma pessoa baixa, deixe um banquinho por perto – daqueles dobráveis, sabe? – assim você consegue alcançar as prateleiras mais altas sem ter que pedir para alguém pegar os itens. Fica muito mais prático!


6. Ilha gourmet ou bancada



A ilha gourmet e a bancada ajudam muito na preparação dos pratos. É um ótimo apoio para os ingredientes e, dependendo do tamanho, também podem servir de mesa para refeições rápidas. Então considere utilizá-las no seu projeto para garantir um espaço a mais para fazer suas receitas.


7. Decoração minimalista



O ideal é que a decoração da cozinha seja minimalista, isso porque é um estilo que conta com poucos enfeites – a cozinha tem apenas o essencial, o que é ótimo para deixar o espaço mais prático e funcional.

Quanto às cores, não precisa ser uma decoração toda neutra. Você pode escolher uma paleta colorida para alegrar o ambiente ou simplesmente usar cores pontuais.


Dica extra: mantenha a cozinha limpa e organizada

Sempre que preparar alguma refeição, limpe. Mantenha sua cozinha organizada e limpa, assim você garante um ambiente impecável.



0 visualização0 comentário
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Pinterest
  • Whatsapp
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram